Nossa História

O Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) foi idealizado e projetado pelo antropólogo Darcy Ribeiro que o considerava "uma revolução na educação pública do País". Darcy Ribeiro era um dos antropólogos mais respeitáveis do Brasil e sua obra ainda impacta os acadêmicos de hoje, sendo referência nas universidades. O projeto arquitetônico, por sua vez, foi realizado por um dos maiores arquitetos mundiais do século XX, o gênio brasileiro Oscar Niemeyer. Coube, então, ao governador do estado do Rio de Janeiro, Leonel Brizola  (1983-1987 e 1991-1994, PDT), pôr em prática a construção de mais de quinhentas escolas de mesmo modelo do nosso Ciep, que oferecia educação pública de qualidade em tempo integral para as crianças pobres da classe trabalhadora. Certa feita, Paulo Freire - um dos grandes educadores do mundo - declarou que a inovadora proposta educacional foi o maior projeto educacional da América Latina. De fato, uma revolução pelas armas da educação! 

O colégio foi inaugurado em 1986, na primeira gestão do governador Leonel Brizola. Entre os festejos de inauguração, destaca-se a missa celebrada pelo então frei Leonardo Boff, que abençoou a edificação e a equipe educacional para a nobre jornada que ali se iniciava. Em sua criação (Decreto 9.045, de 07 de julho de 1986), a nova escola foi batizada de Ciep 137 Estação Mineira.

Em 1987, o primeiro diretor, prof. Antônio Cláudio de Oliveira Gomes, solicitou que o Ciep passasse à denominação da grande educadora primária e poeta Cecília Meireles, sendo efetivado seu pedido através do Decreto 10.336, de 11 de setembro de 1987,  recebendo, portanto, a denominação Ciep 137 Cecília Meireles.

A equipe pedagógica pioneira foi formada pelo diretor Antônio Cláudio de Oliveira Gomes, pelas diretoras adjuntas Regina Celi dos Santos de Faria, Lília Rodrigues e Margarida Rocha de Castro, pela secretária escolar Leidinéia Carvalho da Silva. O colégio ainda contava com uma equipe pedagógica composta por um orientador educacional e três orientadores pedagógicos.

O Ciep 137 Cecília Meireles iniciou suas atividades atendendo a 500 alunos do primeiro segmento do ensino fundamental, antigo primeiro grau primário, em horário integral, das 8h às 17h, oferecendo, além das disciplinas regulares, aulas de Estudo Dirigido, Educação Física, Artes, Animação Cultural, Vídeo e Classe Especial. A escola ainda oferecia o projeto Aluno Residente, para alunos em sistema de semi-internato, núcleo médico composto por pediatria, enfermaria e tratamento dentário. Tratava-se verdadeiramente de um projeto de escola magnífico, vocacionado plenamente à educação de qualidade. 

“A Proposta Pedagógica dos CIEPs rompia com o antigo isolamento da escola pública, fazendo dela uma promotora efetiva da maior participação social das classes pobres.” (http://www.pdt.org.br)

A vertente didática era baseada em discussões sobre a pesquisa comprometida com a prática do fazer-aprender, articulando-as à necessidade de desenvolver com os professores a pesquisa da própria prática. Desta forma, viabilizou-se o tempo necessário para períodos diários de estudo, avaliação e planejamento das atividades.

A avaliação continuada, sem retenção ilógica de alunos, buscava superar a cultura da pedagogia da prova, avaliando o aluno de modo a considerar sua aprendizagem e não, a de seus defeitos.

No decorrer dos anos, por questões político-partidárias, sucessivas trocas de governo e com o apoio da elite brasileira escorada pela grande mídia, o projeto foi lugubremente se descaracterizando, tanto em sua organização como em suas concepções pedagógicas, deixando de ser uma escola de horário integral para atender alunos em horário parcial, de diferentes segmentos.

Atualmente, o colégio é denominado Ciep Brizolão 137 Cecília Meireles. Já no ano de 2012, o ensino do colégio sofre nova guinada, já que passou a oferecer exclusivamente à comunidade escolar o ensino médio, abandonando definitivamente sua vocação inicial de escola primária. Para o incremento da nova modalidade, o Ciep Cecília Meireles teve de incorporar a equipe de professores, de funcionários e o alunado do antigo Colégio Estadual Hercília Henriques Moret, municipalizado também naquele ano.

Após uma longa greve dos profissionais da educação em 2016, lastreada pelo movimento estudantil de ocupações das escolas com vista à melhoria da educação e de sua infraestrutura, a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), como consequência a esses dois fatos sociais importantes, teve de se reposicionar para aperfeiçoar a prestação educacional ao alunado. O efeito imediato das novas políticas públicas da SEEDUC foi a promoção de processo consultivo às comunidades escolares para a escolha de novas direções para os colégios estaduais ao final de 2016 (primeiramente para as escolas ocupadas). Dessa forma, o Ciep Cecília Meireles passou à formulação de uma nova equipe diretiva já visando à retomada do desenvolvimento educacional inovador iniciado em 1986 e à modernização das práticas educacionais do colégio. A nova gestão iniciou os trabalhos em fevereiro de 2017.

Dessa feita, a SEEDUC, tendo em vista a implementação do ensino em tempo integral como ocorrera no passado, escolheu o Ciep Cecília Meireles para iniciar, no ano letivo de 2017, sob nova equipe de gestores, a oferta do curso de ensino médio de referência (tempo integral), com foco no empreendedorismo, pensado e elaborado pelo Instituto Ayrton Senna e pelo Sebrae, em parceria com o Ministério da Educação (MEC). O mesmo curso, no ano seguinte, recebeu nova denominação, agora Ensino Médio Integral Empreendedorismo com Ênfase no Mercado de Trabalho. Em 2019, sofre nova mudança, tornando-se profissionalizante e recebendo o nome de Ensino Médio Integral Técnico em Administração. Já findando o ano letivo de 2019, o curso passou a ser chamado de Técnico em Administração Concomitante, e ainda é sua atual denominação.

Nos dias de hoje, o Ciep Cecília Meireles oferece o curso de ensino médio regular (manhã e noite), ensino médio integral profissionalizante (Técnico em Administração Concomitante) e ensino médio Neja (Nova Educação de Jovens e Adultos). A equipe diretiva é composta pelo diretor Adriano de Carvalho Fecher, pelo diretor adjunto Fábio Marturelli Peçanha e pela diretora adjunta Telma Nirvana Cardoso Aguiar; a equipe pedagógica possui uma coordenadora pedagógica e duas orientadoras educacionais, respectivamente e Simone da Rocha Badaró, Danielli Moraes de Jesus e Angélica Mahler Sobral de Souza; a secretária escolar é Ayane Tavares Gomes Lima.